O mês de novembro chegou e trouxemos uma seleção super especial para as datas comemorativas deste mês. Aproveite essa seleção para criar um conteúdo diferenciado e que atraia mais leitores para sua biblioteca digital. Está esperando o que para ver?

 

 Vamos as datas: 

O Dia Nacional do Riso, 06 de novembro, tem como intuito celebrar a felicidade e ao ato de sorrir. Em inspiração a essa data, indicamos: 

O triste fim de Policarpo Quaresma: Estudioso e apaixonado por nossas terras, o herói pateta, sonhador e ingênuo, embrenha-se pelas matas e cultura do Brasil buscando ressaltar nossas maravilhas e polir nossas riquezas. Lima Barreto, um de nossos mais injustiçados escritores, diverte-nos com a tragédia pessoal de um herói subestimado. Policarpo tem seus sonhos malogrados: quer aprender a arte da viola, instrumento típico do Brasil, mas é inábil; quer plantar em nossa terra fértil onde fervilham formigas; busca no exército o orgulho nacionalista e só encontra a crueldade e o pouco caso. Recheado de ironia e anedotas, o herói risível não nos desperta lágrimas: se não fosse pelo título que nos aponta a tragicidade da história, de certo a tomaríamos por uma comédia.É assim que Lima Barreto aprofunda sua crítica mordaz a Floriano Peixoto e aos vários aspectos de uma sociedade distópica e, ao mesmo tempo, estrangeirada e de um nacionalismo ufanista.

(Autor: Lima Barreto | Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

História do Mundo Sem as Partes Chatas: Tudo o que você precisa saber desde o Big Bang até Barack Obama, passando pelos bizantinos, pela Peste Negra, pelas duas Guerras Mundiais e conflitos no Oriente Médio, tudo condensado em pequenos capítulos para que você possa finalmente reconstituir todas as diferentes partes da História e entender o que provocou o caos em que vivemos hoje. O autor conta tudo isso de uma forma leve, irônica e divertida. A obra reaviva a sua memória, expande os seus conhecimentos e promete boas risadas.

(Autor: Dave Rear | Formato: Audiolivro e ebook | Link de compra:  Tocalivros)

 

O dia da Proclamação da República, 15 de novembro, foi resultado de uma longa insatisfação dos militares com o governo monárquico, aconteceu em 1889 e foi resultado da mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia instalada no país desde 1822. Com base nessa data, selecionamos: 

1889: O último audiolivro da trilogia de Laurentino Gomes, 1889 trata da Proclamação da República e fecha uma trilogia iniciada com 1808 sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João para Rio de Janeiro, e continuado com 1822 sobre a Independência do Brasil. Com 24 capítulos, 1889 busca contribuir para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do país, em um relato que procura explicar não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, em 1889, mas também outros episódios da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista.

(Autor: Laurentino Gomes | Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

O Dia da Criatividade, 17 de novembro, tem como objetivo celebrar a aptidão por criar coisas novas. Com base nessa data, indicamos: 

Mentes Brilhantes – Edição Ampliada: Sabemos que todo mundo reconhece aqueles que inovam, criam ou provocam situações que, de alguma forma, chamam a atenção. Então, faz sentido afirmar que o segredo do sucesso pode ser resumido em ser criativo. Neste livro, o leitor entrará em contato com técnicas profissionais para desenvolver toda a capacidade do cérebro e impressionar a todos com as novas ideias que poderá apresentar. Entre os itens abordados no conteúdo, estão:Mente criativa: como ampliar e estimular a criatividade? Como eliminar bloqueios e lidar com a rejeição? Como fazer um brainstorming eficaz? Técnicas de dinâmicas individuais e em grupo. Construção de mapas mentais. Elaboração de projetos vencedores. Criação de redações com boas ideias. Aumento da produtividade em reuniões. Criação de apresentações profissionais. Como impressionar seu chefe? Leitura dinâmica. Como se lembrar de tudo o que lê? 

(Autor: Alberto Dell Isola | Formato: Audiolivro e ebook | Link de compra:  Tocalivros)

 

Reimagine sua vida: Este é um presente de Auto-Confiança, um audiolivro pessoal, sobre você. Não é uma palestra, é uma conversa. Queremos falar com você, para ajudar a se adaptar e reconstruir em uma nova fase da vida. Venha e escute, e Reimagine sua Vida. Muitos de nós enfrentamos questionamentos na meia-idade, mas eles podem acontecer em qualquer fase da vida. Este livro é o mapa que o guiará nessa nova fase de sua vida, chamada de Vida Reimaginada. Suas poderosas práticas e ideias serão úteis para ajudá-lo a descobrir os seus talentos especiais, conectar-se com pessoas que podem apoiá-lo e explorar novos rumos. Você se sentirá inspirado ao conhecer pessoas comuns que reimaginaram as suas vidas de maneiras extraordinárias. Você também lerá a história de pioneiros do movimento da Vida Reimaginada que nos mostram que essa jornada de descoberta pode nos ajudar a encontrar nossa realização pessoal em lugares novos e surpreendentes.

(Autor: Allan M. Webber, Richard J. Leider | Formato: Audiolivro  | Link de compra:  Tocalivros)

 

5 Lições de Storytelling: Este audiolivro, 5 Lições de Storytelling, assemelha-se a uma conversa íntima. Ele poderá ser o instrumento mais poderoso que você já teve em suas mãos. Não se assuste com a forma que James joga a narrativa e manipula as nossas emoções. Há um propósito por trás disso- ensinar. James nos desliga deste mundo para nos ligar num mundo em que nos leva a entender como funcionam as estórias e como podemos melhor utilizá-las na gestão de empresa, na construção de uma peça de entretenimento e, sobretudo, na vida. James McSill, um dos maiores especialistas actuais de Storytelling, une a teoria às técnicas e à prática, para que você consiga aplicar os princípios das histórias a si mesmo, à sua empresa ou às histórias que deseja escrever. 

(Autor: James McSill  | Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

O Dia Internacional do Estudante, tem como homenagem a um grupo de estudantes da antiga Tchecoslováquia que lutaram bravamente contra as tropas nazistas, quando invadiram seu país na Segunda Guerra Mundial. Infelizmente os estudantes foram assassinados pelos nazistas e a partir do ano de 1914, através da iniciativa do Conselho Internacional de Estudantes, essa data foi homenageada. Com base nessa data, indicamos: 

Iracema: A história se passa no século XVI, no que hoje é o litoral do Ceará. Martin, um jovem guerreiro português, é ferido por uma índia tabajara (Iracema) ao andar só por entre as matas. A jovem, ao perceber que ferira um inocente, leva-o para a cabana do pai, o pajé Araquém. No começo de sua hospedagem, Martin passa a ter sentimentos confusos: a saudade de Portugal e de sua amada que lá permanecia, e a crescente admiração pela índia que o ajudara. Os dois se envolvem amorosamente. Apaixonada por Martin e contrariando a crença de sua tribo, Iracema foge de sua aldeia antes que o pai e os outros índios percebam. Martin, Iracema e um guerreiro da tribo pitiguara de nome Poti, a quem o jovem português tratava como irmão fogem e, quando os tabajaras percebem o ocorrido, vão perseguir os fugitivos. O livro (audiolivro), cujo desfecho é emocionante e belíssimo, é uma epopéia sobre a origem do Ceará.

(Autor: José de Alencar  | Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

O Cortiço: Ouça a trajetória de João Romão, ele é o dono do cortiço, um português sem escrúpulo, tem como objetivo na vida enriquecer a qualquer custo. Ambicioso ao extremo, não mede esforços, sacrificando até a si mesmo. Seu pensamento gira em torno apenas do dinheiro, não se importa com ninguém, é um sujeito sem sentimentos, ética e moral. Passa por cima de tudo e de todos. Veste-se mal, dorme no mesmo balcão em que trabalha. Das verduras de sua horta, consome as piores e restante vende.

(Autor: Aluísio Azevedo  | Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Neste romance de Machado de Assis, o defunto Brás Cubas conta a história da sua vida a partir do túmulo. O livro é marcado pelo humor, pela ironia e pela ousadia em termos de forma e linguagem. Considerado por muitos como o maior escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis ganha sempre novas edições impressas e versões para os mais diferentes meios de expressão artística. A obra no formato de audiolivro reproduz as “travessuras” da obra escrita. Para isso, Rafael Cortez, além das ferramentas de ator, empunhou seu violão e resolveu com música e com ritmo todas as inovações formais propostas pelo mestre da literatura. Ator, violonista clássico e jornalista, Cortez atuou em peças infantis e adultas.

(Autor: Machado de Assis  | Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é celebrado com o intuito da reflexão sobre a inclusão do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com a morte de um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação dos escravizados em 1695, Zumbi dos Palmares. Essa data é considerada fundamental no reconhecimento dos  descendentes africanos  e da construção da sociedade brasileira, abordando assuntos como: racismo, discriminação e igualdade social. Com base nessa data, recomendamos: 

O caçador cibernético da Rua Treze: Neste livro Fábio Kabral apresenta elementos da mitologia Iorubá em uma aventura futurista de tirar o fôlego. Com uma linguagem contemporânea, o autor cria um universo fantástico rico em detalhes, onde vive um povo melaninado, com visual arrojado e usuário de uma tecnologia avançada. Neste universo, chamado Ketu 3, vive João Arolê, um jovem negro, caçador de aluguel de espíritos malignos. Um personagem complexo, que assim como os deuses africanos é suscetível a incerteza e arca com as consequências de viver em um mundo em que bem e mal não pertencem a dimensões distintas. Ao apropriar-se dos códigos do Afrofuturismo para narrar a emocionante trajetória de João Arolê, Fábio Kabral nos ensina sobre a cultura negra, os deuses e a ancestralidade, e nos oferece uma ótima história, daquelas que continuam nos acompanhando após a leitura. Um livro de aventura personalíssimo de deuses, heróis e monstros, que todo leitor apaixonado por aventura e fantasia merece conhecer.​

(Autor: Fábio Kabral  | Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

Senti na pele – relatos: Reunião de relatos que documentam as consequências do racismo no cotidiano.

(Autor: Ernesto Xavier (Org.)   | Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

Becos da memória: Becos da memória é um dos mais importantes romances memorialistas da literatura contemporânea brasileira. A autora traduz, a partir de seus muitos personagens, a complexidade humana e os sentimentos profundos dos que enfrentam cotidianamente o desamparo, o preconceito, a fome e a miséria; dos que a cada dia têm a vida por um fio. Sem perder o lirismo e a delicadeza, a autora discute, como poucos, questões profundas da sociedade brasileira.

(Autor: Conceição Evaristo  | Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

Olhos de Azeviche: A coletânea Olhos de azeviche traz dez escritoras que estão renovando a literatura brasileira, cuja escrita apresentamos mobilizados por reduzir o abismo que ainda há entre a quantidade e a diversidade das escritoras negras brasileiras contemporâneas e os espaços de divulgação e circulação dos seus textos. A obra representa mais um movimento da Editora Malê para incrementar a visibilidade das escritoras e dos escritores da literatura negra (negro-brasileira/afro-brasileira), propondo que a literatura se enriqueça em diversidade cultural. Apresentamos no livro uma seleção com um marco temporal (final da década de 1970) em que se destacam, em 1979, o lançamento do livro O terceiro filho, de Geni Guimarães, e os movimentos negros de resistência e produção literária, dos quais o coletivo Quilombhoje é o grande representante. Nossa seleção vai até a atualidade, finalizando com uma autora que ainda não participou de nenhuma publicação impressa, mas divulga seus textos em blogs: Taís Espírito Santo.

(Autor: Vagner Amaro  | Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

Parem de nos matar: Todas as vezes que surge uma personagem negra estereotipada como essa nos programas de entretenimento aos domingos, a segunda-feira das crianças e adolescentes negros na escola será um filme de terror que se estenderá por semanas, meses e anos, a depender da duração da personagem na tevê. E os familiares dessas crianças perderão horas, dias, semanas e meses preciosos de educação, lazer e fruição ensinando-as a reagir, a não sucumbir, a manter a cabeça erguida, a preservar o amor próprio diante de tanta violência direcionada e objetiva.  Os exemplos racistas da televisão também inspirarão situações de discriminação racial na escola, minimizadas por professoras e professores cansados e despreparados, para dizer o mínimo. As crianças e adolescentes negros que não tiverem tido as lições de sobrevivência do amor-próprio ministradas em casa se sentirão sozinhos, desprotegidos e injustiçados.  Um dia perderão a paciência e poderão chegar às vias de fato com colegas racistas, como último recurso de autodefesa. Então serão taxados de violentos, serão estigmatizados na escola, perderão o estímulo para permanecer naquele ambiente, evadirão com facilidade e a redução da maioridade penal será apontada como solução para retirá-los mais cedo do convívio social e puni-los por terem reagido, da maneira que lhes foi possível, à opressão racial.

(Autor: Cidinha da Silva  | Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

O Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, 25 de novembro, essa data criada em homenagem as irmãs Mirabal que foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana, quando regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos estavam presos. Elas foram detidas na estrada e foram assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura tirânica simulou um acidente. Desde o ocorrido, a data tem como objetivo homenagear e a prevenir qualquer tipo de agressão contra as mulheres . Em relação a essa data, indicamos: 

O Legado das Deusas: O que deusas gregas, egípcias, hindus e japonesas, orixás, mulheres míticas amazônicas e índias têm em comum? Todas elas são protagonistas de mitos que foram transmitidos oralmente ao longo de gerações e que ainda hoje ressoam em nossas vidas, abrindo espaço para a reflexão, o autoconhecimento e a compreensão da cultura patriarcal em que vivemos desde o fim das religiões politeístas consideradas “primitivas”. Neste livro, a autora apresenta 20 mitos de deusas das mais diversas culturas e, a partir dessas breves histórias, discute os ensinamentos que esses mitos podem trazer para as mulheres contemporâneas. Afinal, o processo de afirmação feminina na sociedade atual é ainda muito incipiente diante de mais de 2 mil anos de dominação patriarcal.    

(Autor: Cristina Balieiro| Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

Lugar de Mulher: Feminismo e política no Brasil é o terceiro volume da coleção Pensar político. É um livro escrito por mulheres. Para mulheres. E não mulheres. Pensar a condição da mulher hoje é pensar em aspectos centrais da nossa sociedade como um todo: é pensar em minoria, direitos civis, preconceito e violência. Feminismo é a palavra que engloba a reação a tudo o que violenta a mulher. Trata-se de um fazer político. E no Brasil, país dos mais contraditórios quando o assunto é mulher, falar disso é urgente. É um nobre passo que a coleção Pensar político e a Oficina dão rumo ao cumprimento de seu papel social e histórico.

(Autor: Cristina Balieiro| Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

Uma Mulher Não é Um Homem: Palestina, 1990. Isra, de dezessete anos, prefere ler livros a se encontrar com os pretendentes que seu pai escolheu para ela. Mas seus desejos são irrelevantes – em breve, a menina ingênua e sonhadora estará prometida, casada e morando no Brooklyn. Ali, Isra luta para se adaptar às expectativas de sua sogra opressiva, Fareeda, e de seu estranho novo marido, Adam. A pressão se intensifica quando ela começa a ter filhos – aliás, filhas, quatro! Brooklyn, 2008. Por insistência de sua avó, Deya, de dezoito anos, deve se reunir com seus pretendentes e se preparar para o casamento, embora seu único desejo seja ir para a faculdade. Sua avó é inflexível, pensa que a única maneira de garantir um futuro digno para Deya é através do casamento com o homem certo. Mas o destino tem vontade própria, e logo Deya se encontrará em um caminho inesperado, imerso por revelações que a forçarão a questionar tudo o que ela achava que sabia sobre sua família, o passado e seu próprio futuro. Uma mulher não é um homem é uma história que dá voz aos gritos reprimidos… É sobre a família e as formas como o silêncio e a vergonha podem destruir aqueles que juramos proteger.

(Autor: Etaf Rum | Formato: Audiolivro | Link de compra:  Tocalivros)

 

E aí, gostaram da nossa seleção? Comenta aqui embaixo quais títulos vocês irão utilizar para realizar sua divulgação.