Pensou que ficaria sem a seleção do mês de agosto? Nós não esquecemos de você.
Que tal dar uma olhada e já pensar em como usar esses livros na divulgação de sua biblioteca?
Utilize essa seleção de títulos e divulgue através de banner e/ou carrosséis no site da sua biblioteca, redes sociais, e-mail, Whatsapp… essa parte é com você! O importante é encontrar formas para que a sua biblioteca tenha cada vez mais procura e engajamento, além de mostrar para o seu associado a infinidade de possibilidades que nosso acervo oferece.
Vamos às datas:
O Dia Mundial dos Profissionais da Educação, 06 de agosto, é uma data festiva que visa, sobretudo, reforçar a grande importância desses profissionais não só para o compartilhamento e acesso ao conhecimento, mas também para o desenvolvimento social do Brasil. Para homenagear a data, indicamos:
Educação como prioridade: O livro fecha com importantes depoimentos de Darcy sobre mestres que, segundo ele, lhe serviram de grande inspiração, como Gilberto Freyre e Anísio Teixeira. A obra revela-se desde já como uma leitura de suma importância para professores, pedagogos e todos aqueles que trabalham com Educação e/ou simplesmente se interessam pelo ofício de educar. O livro tem a organização e prefácio de Lúcia Velloso Maurício, doutora em Educação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), professora da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e companheira de trabalho de Darcy Ribeiro na formulação de políticas públicas para a Educação no Estado do Rio de Janeiro.
(Autor: Darcy Ribeiro | Formato: Ebook | Link de compra: Tocalivros)
O clube do livro: Acreditando que a leitura tem poder libertário e transformador, e que a pessoa que possui uma ampla visão de mundo é capaz de ler as entrelinhas, Luzia de Maria nos oferece uma obra que aposta no tripé Educação/Literatura/Leitura. Com linguagem poética e fluente, mostra a importância dos leitores e dos livros, bastando abrir e ler essas páginas.
(Autor: Luzia de Maria | Formato: Ebook | Link de compra: Tocalivros)
O Dia Estadual da Lei Maria da Penha, 07 de agosto, tem como objetivo incentivar e mobilizar as ações em favor da defesa dos direitos da mulher e da luta contra a violência doméstica. Sobre esse tema, selecionamos:
Lugar de mulher: Feminismo e política no Brasil é o terceiro volume da coleção Pensar político. É um livro escrito por mulheres. Para mulheres. E não mulheres. Pensar a condição da mulher hoje, em nossa sociedade, é pensar em aspectos centrais da nossa sociedade como um todo: é pensar em minoria, direitos civis, preconceito e violência. Feminismo é a palavra que engloba a reação a tudo o que violenta a mulher. Trata-se de um fazer político. E no Brasil, país dos mais contraditórios quando o assunto é mulher, falar disso é urgente.
(Autor: Florestan Fernandes, Roger Bastide | Formato: Ebook e Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
Uma mulher não é um homem: Por insistência de sua avó, Deya, de dezoito anos, deve se reunir com seus pretendentes e se preparar para o casamento, embora seu único desejo seja ir para a faculdade. Sua avó é inflexível, pensa que a única maneira de garantir um futuro digno para Deya é através do casamento com o homem certo. Mas o destino tem vontade própria, e logo Deya se encontrará em um caminho inesperado, imerso por revelações que a forçarão a questionar tudo o que ela achava que sabia sobre sua família, o passado e seu próprio futuro. Uma mulher não é um homem é uma história que dá voz aos gritos reprimidos… É sobre a família e as formas como o silêncio e a vergonha podem destruir aqueles que juramos proteger.
(Autor: Etaf Rum| Formato: Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
Mulher, empoderamento e legado: Traz à tona a mulher num cenário global e brasileiro, seus desafios, particularidades e dificuldades, e a reflexão e análise da sociedade tão desigual que vivenciamos a cada dia. Através da escolha de um tema forte como esse, a autora Silvana Mello, procura contribuir e deixar uma marca positiva para as futuras gerações de mulheres.
(Autor: Silvana Mello| Formato: Audiolivro e ebook | Link de compra: Tocalivros)
O Dia dos Pais, 08 de agosto, é uma data comemorativa que homenageia anualmente os pais. Para homenageá-los, selecionamos:
Pai Rico, Pai Pobre – O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro: Demonstra que a questão não é ser empregado ou empregador, mas ter o controle do próprio destino ou delegá-lo a alguém. É essa a tese de Robert Kiyosaki neste livro substancial e visionário. Para ele, a formação proporcionada pelo sistema educacional não prepara os jovens para o mundo que encontrarão depois de formados e como os pais podem ensinar aos filhos o que a escola relega? Nesse sentido, a proposta do autor é facilitar a tarefa dos pais. Quem entende de contabilidade deve esquecer seus conhecimentos acadêmicos, pois muitas das teorias expostas por Robert Kiyosaki contrariam os princípios contábeis comumente aceitos, e apresentam uma valiosa e moderna percepção do modo como se realizam os investimentos.
(Autor: Robert Kyiosaki | Formato: Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
O Dia Internacional dos Povos Indígenas, 09 de agosto, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando a garantia de condições minimamente dignas aos povos indígenas de todo o planeta. Sobre esse tema, selecionamos:
Os índios e a civilização: Obra da maturidade intelectual de Darcy Ribeiro. No livro, ele analisa com profundidade as relações entre as etnias indígenas e o contingente populacional em processo de expansão de novas áreas no território brasileiro ao longo da primeira metade do século XX. O objetivo da reflexão de Darcy é expor de forma bem fundamentada – ladeado pelo conhecimento de quem compreendeu a diversidade dos povos indígenas com rara clarividência – como os primeiros habitantes do Brasil lidaram com a o crescimento da pecuária, da agricultura e com o avançado processo de urbanização ocorrido no país no período.
(Autor: Darcy Ribeiro | Formato: Ebook | Link de compra: Tocalivros)
Caramuru: É um poema épico do frei José de Santa Rita Durão, escrito em 1781. o poema conta a história de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, náufrago português que viveu entre os índios. O audiolivro alude também a sua esposa, Catarina paraguaçu, como visionária capaz de prever as futuras guerras contra os neerlandeses. O livro segue a inspiração de Luís Vaz de Camões, utilizando-se de mitologia grega, sonhos e previsões, mas ainda assim tem grande valor por incluir informações sobre os povos indígenas brasileiros. O audiolivro relata toda a trajetória de Caramuru, assim relatando com mais intensidade muitos fatos da história brasileira. Ele também é um livro muito importante para a literatura brasileira Arcadista de 1768.
(Autor: Frei José de Santa Rita Durão | Formato: Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
Histórias da gente brasileira Volume 1: A história do país é comumente contada por meio de grandes fatos, feitos e nomes, vitórias e fracassos que marcaram a nação ou a sua economia. O povo, seus hábitos e sua vida cotidiana sempre foram relegados e esquecidos, sem receber a visibilidade que merecem. Suas histórias foram deixadas atrás das cortinas, mas chegou a hora de conhecê-las. Mary del Priore nos presenteia, neste livro, com as verdadeiras histórias do país, aquelas que retratam intimamente a vida da gente brasileira. Nele, você vai descobrir como as pessoas se vestiam, onde moravam, o que comiam, o que faziam para se divertir e tantos outros fatos menores, que muito dizem sobre elas – e sobre nós. Os personagens aqui vão além daqueles conhecidos, como Tiradentes ou d. Pedro I; somos todos nós.
(Autor: Mary Lucy Murray Del Priore | Formato: Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
O dia do Filósofo, 16 de agosto, homenageia o profissional dedicado aos estudos da filosofia. Para homenagear essa data, selecionamos:
A Filosofia Explica Grandes Questões da Humanidade: O homem é livre? Deus existe? O que é um comportamento ético? Muitas das questões que acompanham e instigam o Homem através dos tempos são temas deste livro, baseado em anos de experiência do curso oferecido na Casa do Saber. Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu trazem a filosofia para fora das paredes do mundo acadêmico, com humor e exemplos cotidianos, relacionando os conceitos dos grandes mestres à vida moderna.
(Autor: Clóvis de Barros Filho, Júlio Pompeu | Formato: Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
Somos todos canalhas: Um diálogo apaixonado sobre o valor e seus muitos significados desde que o homem pensa, estamos em busca de valores absolutos, tais como o bem, o sagrado, o justo e o belo. Nossa vida, afinal, depende de escolhas, e para fazê-las precisamos de fundamentos que nos sirvam como guias. É para falar sobre esses fundamentos – e sobre aquilo que nos faz livres para escolher entre os muitos caminhos que a vida oferece – que Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu fazem neste livro um diálogo sobre o valor. Com a linguagem que já se tornou sua marca – direta apaixonada e inimiga do bom-mocismo –, eles trazem as raízes filosóficas desse conceito para o nosso dia a dia e mostram a importância de entender o que é o valor em um mundo onde predominam os homens incapazes de transcender o próprio umbigo – em uma palavra, os canalhas.
(Autor: Clóvis de Barros Filho, Júlio Pompeu | Formato: Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
Em busca de nós mesmos: Em busca de nós mesmos apresenta respostas a partir de dois campos de conhecimento distintos — a filosofia (com as ideias de Aristóteles, Platão e Spinoza, entre outros) e as ciências da mente (psicologia e neurociências) —e instiga o leitor a chegar a suas próprias conclusões. O diálogo informal de Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez aproxima a filosofia da ciência, revelando a complementaridade dessas visões. E aproxima ambas do leitor com um texto descontraído e acessível.
(Autor: Clóvis de Barros Filho, Pedro Calabrez | Formato: Audiolivro| Link de compra: Tocalivros)
O Dia do Patrimônio histórico cultural, 17 de agosto, em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Para homenagear essa data, selecionamos:
21 Grandes Batalhas que Mudaram o Brasil: Sabinada, Emboabas, Canudos, Palmares e Cabanagem são nomes pelos quais ficaram conhecidos alguns dos conflitos mais marcantes da história do Brasil. Neste livro, da nova Coleção 21, estão reunidas, com muita informação e clareza, as narrativas destes episódios agudos. São histórias que se desenrolam desde os tempos que sucederam o descobrimento até a fase mais dramática dos movimentos guerrilheiros da década de 1970, com aspectos e personagens ainda pouco conhecidos. Uma estimulante viagem de norte a sul pelo nosso território, que permitirá ao leitor compreender melhor como se formou – inclusive geograficamente – a nação dos tempos atuais.
(Autor: Luiz Octavio de Lima | Formato: Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
O povo brasileiro: Quem são os brasileiros? Após 30 anos de estudos a respeito de pontos nodais da gênese da sociedade brasileira, Darcy Ribeiro explana, nesta última obra escrita antes de sua morte, suas opiniões e impressões sobre a formação étnica e cultural do povo brasileiro. A luta dos indígenas para manter viva sua cultura, as agruras sofridas pelos povos africanos aqui escravizados, os dramas vivenciados durante o século XX para a constituição da democracia no Brasil foram alguns dos dilemas históricos abordados pelo mestre Darcy em seus livros.
(Autor: Darcy Ribeiro | Formato: Ebook | Link de compra: Tocalivros)
Lendas Brasileiras: Lendas Brasileiras, de Luís da Câmara Cascudo, reúne 21 tradições populares das cinco grandes regiões geográficas do país. Algumas dessas histórias, sem perder a identificação regional, são hoje conhecidas em plano nacional, graças à difusão da literatura, do rádio, de histórias em quadrinhos, de enredos de escolas de samba, de curtas-metragens. Assim, as lendas da Iara, do Neguinho do Pastoreio, da morte de Zumbi dos Palmares, do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida. No entanto, algumas das lendas incorporadas ao livro serviram de temas a obras famosas da literatura brasileira, sem se popularizarem.
(Autor: Luís da Câmara Cascudo | Formato: Audiolivro e Ebook | Link de compra: Tocalivros)
Macunaíma: O herói sem nenhum caráter é um canto vazado na língua portuguesa falada em nosso país. A saga de Macunaíma – Imperador do Mato – começa quando ele perde sua muiraquitã, um amuleto de pedra que havia ganhado de Ci, a Mãe do Mato.Acompanhado de seus irmãos Maanape e Jiguê, o herói viaja para o Sul em busca do amuleto, que estava em poder do fazendeiro peruano Venceslau Pietro Pietra. Encantado com a “civilização moderna”, Macunaíma, de certa forma, se vê dividido entre seu reino e as maravilhas de “São Paulo, a maior cidade do universo”.
(Autor: Mario de Andrade | Formato: Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
O Dia internacional em Memória do Tráfico de Escravizados e a sua Abolição, 23 de agosto, além de se destinar a honrar a memória dos homens e mulheres que se revoltaram em face da escravidão em 1791, também se revela um momento de aprofundamento da reflexão sobre o legado da história do escravizados, consciencialização da humanidade e da criação de um ambiente jurídico condenatório à escravatura. Sobre esse tema, selecionamos:
Úrsula: Escrito com o pseudônimo “uma maranhense” em 1859, foi o primeiro no Brasil a ser publicado por uma mulher, e também o primeiro publicado por uma afrobrasileira. É, ainda, nosso primeiro romance de temática abolicionista. Vê-se aí a relevância da obra para a literatura brasileira. A obra apresenta os protagonistas Tancredo e Úrsula, jovens puros e românticos. Apaixonados, encontram obstáculos para a concretização de sua união, característica comum em muitos romances românticos. A inovação da obra de Maria Firmina dos Reis está no protagonismo dado a personagens escravizados (Túlio e Suzana): eles têm voz e ação na narrativa.
(Autor: Maria Firmina dos Reis | Formato: Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
A Autobiografia do Poeta-Escravo: A longa e terrível história da escravidão nas Américas tem poucos relatos diretos. Os senhores, naturalmente, não tinham interesse em registrar seus horrores. Os escravos não tinham condições de fazê-lo. A autobiografia do poeta-escravo é agora publicada pela primeira vez no Brasil — um dos países que mais tarde aboliu o horror narrado com enorme vivacidade nestas páginas. Existem algumas autobiografias de escravos norte-americanos (como o famoso 12 anos de escravidão, de Solomon Northup).
(Autor: Juan Francisco Manzano | Formato: Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
O Dia da Infância, 24 de agosto, tem o propósito de promover uma reflexão sobre as condições em que as meninas e meninos vivem no mundo inteiro. Para comemorar a data, selecionamos:
O pequeno príncipe: Quem poderia imaginar que a história de um aviador perdido no Saara, de um pequeno príncipe que só queria fazer um amigo, de uma rosa convencida e de uma raposa ainda não domesticada se tornaria um dos livros mais lidos e mais queridos de todos os tempos? O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, conquistou, ao longo do século XX, leitores pequenos e grandes, e não é por menos, pois o autor conseguiu, em um texto tão breve, dar uma grande lição: a importância do amor e da amizade.
(Autor: Saint Exupery | Formato: Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
A boneca de pano: Neste áudio livro a Mamãe Noel dá para Drizela uma bonequinha de pano confeccionada por suas próprias mãos. A história resgata antigos valores, como a simplicidade, o afeto, o carinho, introduzindo-os no mundo da criança atual.
(Autor: Rubem Alves | Formato: Audiolivro | Link de compra: Tocalivros)
O sapo e o porco-espinho: A fonte estava feliz. Ela estava amando. Tinha uma namorada. Uma menina. Ela viria naquele dia. A fonte estava esperando. A menina também estava muito feliz. Iria beber da fonte que tanto amava. Até que um sapo resolve fazer uma brincadeira…
(Autor: Rubem Alves | Formato: Audiolivro | Link de compra: (Tocalivros)
Nesse post, selecionamos os livros de acordo com as datas comemorativas do mês de agosto para que você consiga fazer a comunicação da sua biblioteca e ainda ajudar o seu associado a encontrar o livro que ele deseja.
É bom lembrar que os links relacionados a cada título nesse artigo são da Tocalivros. Para você, biblioteca, fazer a sua divulgação, use o link do títulos dentro da sua biblioteca.