A presidente da Sociedade Amigos da Biblioteca (SAB), professora e ativista cultural, Marli Veloso, frisa que o reconhecimento alcançado é fruto de trabalho, resistência, o que tem contribuído para formação de gerações ao longo de sua existência.
“A Biblioteca Patativa do Assaré nos seus vinte anos de caminhada tem se firmado como um espaço de resistência e contribuído assim para a formação de várias gerações de leitores (as). Democratizar o acesso aos livros e à cultura, inovar e impulsionar a transformação social na comunidade vila-novense é a nossa missão. Ter o trabalho de duas décadas reconhecido nacionalmente nos mostra que as parcerias firmadas e o empenho da equipe fazem a diferença. O sentimento é de muita gratidão. Evoé, vida longa à biblioteca”, declara Marli Veloso.
Taynara Oliveira é coordenadora da biblioteca e revela que mesmo em tempos difíceis a perseverança deve continuar para assim alcançar resultados positivos.
“Meu sentimento é de dever cumprido e de muita felicidade. Estava bastante confiante, porém não imaginava essa colocação, mas graças a um trabalho bem feito conquistamos o merecido primeiro lugar. Foram meses de bastante aprendizado e que só veio pra mostrarmos que mesmo em tempos difíceis não podemos deixar de tentar”, destacou a coordenadora.
Clube de Leitura Cidade Poesia
Através de incentivo da Tocalivros foi criado o I Clube de Leitura de Vila Nova, com o intuito de movimentar a Biblioteca Digital e a Física também em tempos de pandemia. Através disso foi montado cronograma, houve o trabalho de divulgação e convite à população para participar na noite do último dia 18/08 do encontro de forma virtual (on-line).
Crianças, jovens e adultos participaram do encontro virtual do Clube de Leitura “Cidade Poesia” que trabalhou os livros O professor sabe tudo e As respostas de João Grilo..
Ana Clarissa, 08 anos, declarou que “ao conhecer João Grilo fiquei pensando: Nossa meu modelo de traquinagem era a Emília, do Sítio do Picapau Amarelo, mas o João Grilo é muito mais danado. Adorei ouvir o cordel. O Klévisson Viana é um cordelista que eu admiro muito, já fiz até versos pra ele”.
Henrique Veloso, 15 anos, também participou do evento. “A escolha do cordel sobre o João Grilo no mês do folclore é muito simbólico. Escuto as histórias dele desde a infância, já assisti ao filme O Auto da Compadecida e a gente sempre se diverte muito. A experiência do audiolivro é muito boa”.
Luzivânia, monitora de xadrez da Biblioteca Patativa do Assaré, enfatizou sobre o amor a leitura. “Amo ler. Essa foi a minha primeira experiência em ouvir um livro, foi maravilhoso, fiquei bastante concentrada desfrutando da magia de alguém contar a história pra mim. Já relacionei outros livros da biblioteca digital para eu ouvir”.
Para a professora Marli Veloso o Clube de Leitura “é um espaço muito interessante para compartilharmos leituras, faço parte de alguns que têm sido mecanismos importantes nesse momento de distanciamento social. O desejo é realizar encontros presenciais em breve para que possamos através da literatura estreitarmos nossos laços e ampliarmos nossa visão de mundo”.
O Clube de Leitura “Cidade Poesia” foi lançado no dia 13 de julho. No evento transmitido em live pelo canal no Youtube da Biblioteca foi divulgado também o resultado do IV Concurso de Poesia e contou com as participações do poeta e escritor, Vilebaldo Rocha; do poeta e neto do saudoso Patativa do Assaré, Daniel Gonçalves; e da poetisa Eva Graça.
Link da notícia:https://cidadesnanet.com/news/destaque-3/biblioteca-patativa-do-assare-de-vila-nova-conquista-o-1o-lugar-no-programa-recode-bibliotecas/