Projeto Recode
A pandemia tornou imprescindível o trabalho com o digital. Foi pensando nisso que a Tocalivros juntamente com a Recode, uma ONG que busca ampliar oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da tecnologia, disponibilizaram bibliotecas digitais (um projeto Tocalivros, que levou 2 anos para ser produzido com apoio da FAPESP E FINEP) para 149 bibliotecas públicas municipais parceiras.
Cadastros
0
Empréstimos
0
Horas ouvidas
0
A parceria com a Tocalivros é um marco para a história do setor do livro e da leitura no Brasil. Bibliotecas que hoje realizam um trabalho de resistência frente a tantas dificuldades de acesso, modernização e garantia de seus serviços, principalmente neste período da pandemia, terão agora a oportunidade de contar com uma plataforma de e-books e audiolivros, além de formações online e acompanhamento junto à Recode. É um trabalho em conjunto onde queremos incentivar os profissionais de bibliotecas e seus gestores locais, empoderá-los digitalmente e, sobretudo, formar leitores e apoiar a comunidade.
Receber a plataforma foi de suma importância para o momento que estamos vivendo. Nos sentimos honrados em poder disponibilizar uma biblioteca digital para nossos usuários que não estão podendo acessar a biblioteca física.
Gostamos tanto da ideia que conseguimos apoio dos nossos gestores para ampliar nossos empréstimos já que em pouco tempo estamos chegando a 100 cadastros de usuários.
Aos poucos estamos nos adaptando a administração da biblioteca e também melhorando e estudando as estratégias de marketing e divulgação da mesma.
Só temos gratidão a Recode e a Tocalivros e esperamos que essa parceria seja de muito sucesso e longo período. Obrigada!
A Tocalivros veio em um momento crucial, pois estávamos passando por um período com poucos empréstimos e essa parceria agregou muito as nossas bibliotecas físicas, me sinto orgulhoso com essa parceria pois além da biblioteca física, ainda temos a digital para oferecer aos nossos leitores uma oportunidade para colocar a leitura em dia, e o que é melhor sem nenhum custo. Estamos muito felizes com essa parceria.
A experiência da Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim em ter um acervo digital riquíssimo de e-books e audiolivros da Tocalivros vem sendo uma oportunidade maravilhosa. Como nossa biblioteca está funcionando só internamente, para serviços administrativos e do processamento técnico dos livros, a biblioteca digital oportunizou a retomada dos serviços de empréstimos para os nossos usuários. Ela nos proporciona experiências muito interessantes de interações com nosso público.
Sem dúvida a biblioteca digital fez uma grande diferença em nossa oferta de leitura para os moradores da nossa cidade. Acreditamos que a leitura muda o mundo e o acesso é parte dessa mudança. agradecemos a parceria e a gentileza conosco. Durante esses dias de isolamento, restrições de espaço que ainda precisamos manter, essa opção de leitura pelos meios digitais foi de grande importância para manter nossos leitores ativos e participativos. Sem dúvida esse trabalho é altamente recomendável. Muito obrigada.
A Tocalivros ajudou a suprir algumas dificuldades pelas quais tivemos. Uma delas, a vasta opção de livros em diferentes formatos para suprir as necessidades informacionais de nossos leitores. Certamente indicaria o serviço ao meu círculo social. Agradeço a oportunidade dada quanto à disponibilidade da licença concedida aos participantes do projeto.
Para nós agregou muito valor à instituição a biblioteca digital. Foi uma forma de disponibilizar material a um público que por vários motivos não consegue vir até a biblioteca física, além de complementar nosso acervo bibliográfico. A Tocalivros resolveu problemas de nossa rotina, pois muitas vezes não tínhamos o título físico e deixávamos o leitor sem uma segunda chance de acesso ao material, o que hoje é possível devido à biblioteca digital. Com toda certeza indicaria o serviço aos amigos e pessoas próximas.
A Biblioteca Digital agregou muito para a Biblioteca Aurélio Camilo, visto que hoje em dia a tecnologia está cada vez mais presente nas atividades cotidianas de todos, e ter uma biblioteca na palma da mão é aproveitar os tempos livres (por mais mínimos que sejam) para viajar nas histórias dos livros disponíveis. Com certeza indicaria o serviço para um amigo, os dois formatos disponíveis (E-book e Audiolivro) podem agradar tanto os atuais leitores, como também pode atrair novos leitores que não tem tempo e nem hábito de leitura, podendo desenvolver o hábito e gosto através da praticidade de ter a biblioteca em qualquer dispositivo.
Pode-se afirmar com satisfação que a biblioteca digital Tocalivros teve um grande valor agregado ao serviço de empréstimo da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça e deu maior visibilidade nas mídias locais resultando no aumento do quantitativo de usuários. Para além, todos os dias, há usuários adotando a leitura eletrônica em busca de dinamizar informações ágeis, atualizadas e a Tocalivros da BPEEM possibilita oferecer um serviço diferenciado, promovendo a desburocratização da informação por meio da biblioteca digital, com a finalidade de disseminar o conhecimento a toda a Sociedade Mato-grossense.



