
Como adquirir o hábito de leitura para 2023
Ano novo pede por hábitos novos, não é mesmo? Muitos prometem para si mesmos que vão começar uma dieta nova, um curso ou até mesmo aprender a cozinhar… Enfim, existem inúmeras promessas que são feitas nessa época, e dentre elas também está fazer da leitura um hábito.
Mas, como fazer isso com a rotina do dia-a-dia e tão exaustiva? Vem com a gente que no artigo de hoje vamos te ajudar!
Benefícios da leitura
Antes das recomendações para ler mais, aprenda quais as vantagens que a leitura vai trazer para sua vida – principalmente para seu cérebro.
Ler estimula o raciocínio, ativa a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, amplia a capacidade de concentração, além da melhora na escrita.
Segundo os especialistas, quem lê desenvolve o aprendizado, estimula o funcionamento da memória, bem como aumenta a capacidade de interpretar um texto, ideias e acontecimentos. A leitura também ajuda as pessoas a desenvolverem a capacidade de conversar sobre diversos assuntos.
A leitura traz tantos benefícios para nossa vida que as vantagens não param por aí: você sabia que os livros ajudam a criar mais empatia? É isso mesmo! De acordo com estudos, a leitura nos conecta com diferentes realidades e nos ajuda a compreender outros mundos. Isso porque o leitor pode se identificar com os personagens ou reconhecer histórias de amigos/conhecidos e entender o que pode ser feito para ajudar quem precisa.
Para finalizar a lista de vantagens, ler também previne doenças cerebrais degenerativas. Estudos mostram que hábitos de leitura podem reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer. Também influencia na hora de fazer associações, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.
Leia mais com essas dicas:
Leia livros curtos
Para iniciar o hábito de leitura e não se tornar algo cansativo e “chato”, que tal começar apostando em livros com leitura curta e com poucas páginas?
Crie um cronograma
Organizar sua leitura liberando tempo e disposição é super importante. Escreva um cronograma e defina quais livros deseja ler durante o ano e divida pela quantidade de meses e quais meses poderá se dedicar mais a leitura. Por exemplo, em época de provas ou mais intensas de trabalho você sabe que não terá tanto tempo para ler os livros que planejou. Por outro lado, nas férias poderá pôr a leitura em dia;
Participe de clubes de leitura
Participar de clubes de leitura pode te ajudar a estimular o interesse por ler, pois compartilhará suas experiências com outros integrantes que podem ter outros pontos de vista referente ao livro, gerando um diálogo que ambos dominam, garantindo boas conexões e conhecendo novos livros e autores.
Conhecer outros formatos
Que tal escutar um audiolivro? O audiolivro é um novo formato digital que chegou para expandir as possibilidades de aquisição de conhecimento para um público que pode possuir dificuldade de concentração para leitura ou que tem muitas tarefas em seu cotidiano. Através do audiolivro é possível garantir conhecimento indo ao trabalho ou durante a academia, é um recurso adaptável à sua rotina. Além disso, é um recurso incrível para aqueles que desejam aprender um novo idioma.
Conheça alguns livros digitais disponíveis para melhorar seu hábito de leitura:
1984
Uma das obras mais importantes da literatura mundial, 1984 foi publicada em 1949, num momento onde a Europa destruída pela Segunda Guerra Mundial enfrentava o desespero da reconstrução e o surgimento de duas novas potências mundiais, os EUA e a Rússia, que representavam o que Orwell começou a chamar de Guerra Fria. Num texto impactante, descrevendo uma sociedade distópica cinzenta dominada por um grupo de privilegiados que não permitiam a liberdade de expressão, e cujo representante maior nunca visto pessoalmente era o “Big Brother”, o insignificante Winston Smith repete diariamente seu trabalho enfadonho, sendo observado por câmeras e gravadores até dentro da própria casa. Oficialmente viúvo por sua mulher ter desaparecido sem vestígios, provavelmente eliminada pelos governantes, Winston desconfia de todos, mas ao mesmo tempo procura pessoas que possam pensar como ele o estritamente proibido crime de não acreditar no governo, o que poderia causar a prisão. Apaixonando-se por uma mulher que ele julgava ser do partido, começa a se arriscar, acarretando riscos que podem custar sua vida e a da companheira, que poderiam simplesmente ser eliminados e apagados da história oficial, que era reescrita de acordo com o interesse do partido, fazendo com que os dissidentes simplesmente deixassem de existir. Numa narrativa de tensão crescente a cada capítulo, o livro não apenas é uma obra fundamental para entender o que estamos presenciando com a evolução da tecnologia e com as distorções sociais cada vez mais acentuadas.
Crime e castigo
Em um dos maiores clássicos da literatura mundial, traduzido direto do russo para este audiolivro. Escrito por Dostoiévski entre 1865 e 1867, seu escrito mais importante conta a história de Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História.
Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.
Os Seis Finalistas
Mudanças climáticas tornam nosso planeta inabitável, as grandes cidades do mundo estão debaixo d’água. Num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, a Missão Especial mais audaciosa da história é lançada: a colonização de Europa, uma das luas de Júpiter. Agora, no Centro de Treinamento Espacial Internacional (CTEI), 24 adolescentes brilhantes foram recrutados e se preparam para disputar seis vagas na equipe que deixará para sempre a Terra carregando o futuro da raça humana. Leo, um nadador italiano profissional, não vê a hora de encarar esse desafio, depois de perder a família inteira numa inundação. Já Naomi, uma americana de ascendência iraniana – e gênio da ciência -, tem muitas suspeitas com relação ao CTEI, após uma missão semelhante falhar em circunstâncias misteriosas. Na medida em que o treinamento testa os limites de cada um e a tensão aumenta entre os astronautas, a amizade dos dois se torna essencial para enfrentarem o que está em jogo: a humanidade, a Terra e suas vidas.
Rainhas da Noite
Uma história impactante e envolvente das três travestis que comandaram o centro de São Paulo entre 1970 e 2010, do autor dos podcasts A mulher da casa abandonada e O Ateliê.
Entre as décadas de 1970 e 2010, Jacqueline Welch, Andréa de Mayo e Cristiane Jordan comandaram o centro da cidade de São Paulo. Três pessoas T que passaram por mudanças políticas e sociais, sofreram e perpetuaram ameaças e violências diversas, abusos e crimes. Contudo, a história delas quase não aparece nos documentos oficiais. Não restam fotos de Jacqueline com suas “filhas” no bordel. Não há reportagens ou processos de quando Cristiane foi vítima de pedofilia na prostituição. Não há inquéritos policiais dos assassinatos que Andréa dizia ter cometido.
Diante desse apagamento loquaz, Chico Felitti, um dos mais engenhosos e inovadores jornalistas da atualidade, resolveu montar uma complexa rede de pesquisa e entrevistas para reconstituir a história de três personalidades fundamentais tanto para São Paulo quanto para a comunidade LGBTQIA+.
Com sua narrativa envolvente e embasada, Felitti mostra o que ficou de fora do registro burocrático: a ternura, a riqueza, a generosidade e a irmandade das três travestis fortes que dominaram o centro da maior cidade do Brasil por décadas.
Amor, perda, tempo, natureza. Vida, morte, renovação. À luz da poesia.
Tarde, muito tarde.
Tarde demais para dançar.
Ainda assim, cante o que puder.
Acenda a luz: cante,
Vá: encante.
Comoventes, lúdicos e sábios, os poemas aqui reunidos falam de ausências e finais, envelhecimento e retrospecção, mas também de presentes e renovações. Eles exploram corpos e mentes em transição, bem como os objetos e rituais cotidianos que nos inserem no presente. Lobisomens, sereias e sonhos surgem ao lado de diferentes formas de vida animal e fragmentos de nosso ambiente danificado.
Poemas tardios reúne muitos dos temas mais reconhecidos e celebrados de Margaret Atwood, permeados por descrições minuciosas do mundo natural, passando por encontros espirituosos com alienígenas, situações triviais e divertidas (como guardar passaportes velhos), questões políticas urgentes, lendas, mitos e a sempre obstinada defesa da mulher.
Mestre da escrita, Atwood nos lembra de viver o momento e não apenas estar vivos. O mais importante, segundo a autora, é aproveitar todos os dias, seja esculpindo lanternas de Halloween em abóboras, fazendo sexo ou simplesmente lembrando-nos de ver os cogumelos de setembro brotarem.
Perto do coração selvagem: edição com manuscritos e ensaios inéditos
Perto do coração selvagem é o terceiro volume das edições especiais com os manuscritos e datiloscritos de Clarice Lispector, iniciadas com A hora da estrela e Água viva.
São aqui reproduzidos quatro ensaios inéditos especialmente escritos para a presente edição por renomados especialistas na obra de Clarice: “O nascimento da escrita ou ‘o girassol é ucraniano'”, de Marília Librandi; “Clarice, Joana e a recusa da banalidade”, de Maria Clara Bingemer; “A pulsação da vida: Perto do coração selvagem”, de Faustino Teixeira; “Clarice-Joana: Vozes perto do selvagem coração da vida”, de Evando Nascimento.
Ensaios imprescindíveis para o entendimento não apenas da estreia literária de Clarice Lispector, como também de toda a sua obra.
Conheça mais do nosso acervo e leia mais este ano!