Dia das crianças: audiolivros para comemorar com os pequenos
No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças. A data tem como objetivo conscientizar os adultos sobre os cuidados necessários nessa fase de vida dos pequenos. A implementação desse dia especial aconteceu em 5 de novembro de 1924, por meio de um decreto do então deputado federal Galdino do Valle Filho, porém só ganhou popularidade em 1960.
A partir desse momento, as crianças começaram a ganhar presentes, como forma de agradá-las. E você sabia que o audiolivro é um ótimo presente para as crianças? Isso porque estimula o aprendizado das crianças, não é ótimo? Incentive as crianças a ter o hábito de ler e escutar histórias através de nossos títulos.
Para as instituições parceiras, que tal criar um clube do audiolivro com alunos das escolas da cidade? É um recurso inclusivo e irá ajudar muitas crianças a terem acesso a educação e conhecimento de forma inovadora.
Confira audiolivros que temos no nosso acervo para os pequenos!
O Pequeno Príncipe
Quem poderia imaginar que a história de um aviador perdido no Saara, de um pequeno príncipe que só queria fazer um amigo, de uma rosa convencida e de uma raposa ainda não domesticada se tornaria um dos livros mais lidos e mais queridos de todos os tempos? O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, conquistou, ao longo do século XX, leitores pequenos e grandes, e não é por menos, pois o autor conseguiu, em um texto tão breve, dar uma grande lição: a importância do amor e da amizade.
Alice no País das Maravilhas
Este livro é um clássico e uma surpreendente obra de literatura para toda a família. Alice estava muito cansada por ficar sentada com sua irmã ao lado do rio, sem ter muito o que fazer... De repente um coelho branco com olhos cor de rosa passa correndo ao seu lado. Alice não se assustou quando escutou o Coelho falar com ele mesmo "Meu deus! Meu Deus! Eu estou atrasado!". Mas quando o Coelho tirou um relógio de sua jaqueta, olhou as horas e saiu correndo, ela achou estranho! Ao correr atrás dele, mal teve tempo de ver que ele pulou dentro de uma grande toca. Alice pulou atrás do Coelho, sem pensar em como ela voltaria. Então ela entrou no curioso mundo da Rainha de Copas, do Chapeleiro Maluco, do Gato Risonho e muitos outros... O ouvinte vai ser carregado para dentro da história com a composição sonora do pianista Kauê Lemos, criando temas e ambientações musicais para seus personagens e principais situações.
O Mágico de Oz
Dorothy é uma órfã que vive no interior do Kansas com seus tios. Inesperadamente, um ciclone a leva para uma misteriosa e fantástica terra, um lugar mágico e colorido, cercado por um deserto imenso e governado por um mago poderoso. Em seu caminho, Dorothy enfrenta muitos perigos como bruxas malvadas e monstros gigantes, mas conhece também três amigos incríveis que vão ajudá-la nessa jornada - um Espantalho que deseja um cérebro, um Leão que queria ser corajoso e um Homem de Lata que espera ganhar um coração. Os quatro se unem para encontrar o Mágico de Oz que, segundo dizem, pode realizar todos os seus desejos, e assim Dorothy poderá, finalmente, voltar à casa de seus tios.
Narizinho Arrebitado
Narizinho é como a meninha Lúcia é chamada, neta da Dona Benta que mora em uma casinha Branca. Nessa mesma casinha mora Nastácia, a negra que trabalha na casa da família e Emília, sendo a segunda uma boneca que a própria Nastácia costurou. Certo dia ela encontrou o peixinho vestido de gente parado bem na ponta do seu nariz, que estava acompanhado de um besouro, e esse peixinho era o príncipe-rei Escamado rei do Reino das Águas Claras. Narizinho conta para ele que a sua boneca não fala, e que queria que isso fosse resolvido em breve, sendo assim o príncipe fala sobre o Doutor Caramujo, este que tem cura para todas as doenças. Essa aventura vem com trilha sonora, e personagens que faz querer ouvir mais e mais.
O Jardim Secreto
Adaptado para a TV e cinema, O Jardim Secreto vendeu milhões de exemplares por todo o mundo desde sua primeira edição em 1911. Considerado um dos mais importantes livros infantojuvenis do século XX pela National Education Association, a obra está entre os 100 livros mais indicados por professores em língua inglesa. O Jardim Secreto conta a história de Mary Lennox, uma menina mimada e arrogante. A típica criança que provavelmente você não convidaria para a sua festa de aniversário ou não sentaria ao lado dela na sala de aula. Depois de perder os seus pais ainda muito nova, ela é enviada à Inglaterra para viver com seu tio. Mal sabe que essa mudança irá transformar a ela e todos a sua volta por completo. O Jardim Secreto é um livro maravilhoso sobre amizade, afeto, cura e transformação. Mágico e envolvente. Uma leitura carregada de lições que guardaremos por toda a vida. Um livro que une gerações. Desvende com Mary e seus amigos o mistério desse Jardim.
Palavras Mágicas e Boas Maneiras
Num sábado chuvoso, as crianças se reúnem para brincar de circo no galpão da casa dos avós da Pat. Vestida de mágico, com colete e cartola, a ovelhinha Bellinha - que as crianças já conhecem das apresentações musicais - agora apresenta as palavras mágicas, que demonstram boas maneiras e educação. Assim, em tom de brincadeiras, Bellinha leva as crianças a refletir sobre o uso de palavras e atitudes gentis, agradáveis e respeitosas, que facilitam e tornam a convivência mais satisfatória para todos. Ao final do livro, algumas sugestões de atividades para as crianças realizarem com a família ou na escola, reforçam ainda mais o conteúdo.
A Festa da Cabeça
A cabeça de Kayodê estava cansada e confusa: depois de tantas viagens e mudanças, de volta ao Rio ele se viu obrigado a enfrentar o bullying e o racismo na escola... E agora, o que fazer? Ao descobrir a força dos Orixás, é no colo de sua Vó Bida que ele encontrará o conforto que tanto precisa: com um lindo boori - a Festa da Cabeça -, Kayodê e sua família despertarão paz e a felicidade em seus caminhos e resgatarão sua ancestralidade, mostrando que a força da espiritualidade não tem idade!
O Brilho Mágico
Dentro desse livro há um segredo muito especial, que só quem ler saberá. Mas, antes de ler, gostaria de compartilhar algo com você: por mais que o brilho mágico de alguém que você ama tenha partido, ele sempre estará contigo, independente de onde esteja, você nunca estará sozinho.
Senhora Incerteza
Nesta história, a Senhora Incerteza, ao se deparar com o menino azul, o senhor brincante e a menina colecionadora, tem sua vida transformada por novos sentidos. E envolvidos todos pelo voo de um misterioso pássaro, partem rumo a uma jornada mágica, com poder de desvelar a beleza da entrega e da confiança frente ao desconhecido da vida.
O Gatinho Fofoqueiro
Um concurso muito diferente coloca a cidade de Gatópolis em polvorosa. Para piorar a situação alguém inventa um boato que se espalha, aumenta e acaba criando uma grande confusão! Com um texto criativo e bem-humorado Eliane de Prá confere características humanas aos animais da história (antropomorfismo), muito comum em fábulas, porém sem lição de moral. O leitor é levado a refletir sobre a importância da verdade e o que uma fofoca pode causar de dano aos outros e para quem espalha o boato. Além de reflexões sobre a honestidade e a vaidade. As ilustrações de Bruna Assis Brasil complementam a obra de forma criativa. Com uso de técnicas de colagens, texturas, estampas, traços e cores fortes a ilustradora cria uma Gatópolis colorida e cheia de vida e gatos cheios de personalidade. Indicado para os anos iniciais do Ensino Fundamental 3º ano e 4º ano.
O Sorriso do Leão
Uma aventura incrível, uma história deliciosa. Impossível desgrudar do livro! "Simplesmente perfeito. Divertidíssimo. Empolgante! Recomendo para todas as idades" — Pablo Hernandes, Band News FM "A saga da família Valente me prendeu como há tempos um livro não consegue" — Bruno Aragaki, UOL "Em uma palavra: recomendo" —Bruna Pelegrini, Globo Sem dúvida alguma, aquele foi o pior dia da vida de Frederico Alberto Valente. Em seus doze anos de vida, nunca passara por um momento tão constrangedor: quando um pombo pousou na janela da sala de aula, bem ao seu lado, tomado de pavor ele soltou um gritinho com a voz fina e toda a sala imediatamente se pôs a rir, apelidando-o de Pombo Valente. Antes disso, a vida já era difícil. Todos o conheciam em todas as partes como o filho do soldado Alberto Valente, neto do velho Valente, sobrinho do estranho Adoniram Valente. A família era famosa pela coragem; havia lutado contra os invasores estrangeiros, estavam nas páginas da história, moravam numa fortaleza. Há todo tempo, Frederico Valente tinha que disfarçar a própria covardia, o que não era nada fácil. Tinha medo de panelas de pressão, de cachorros grandes e pequenos, de aves, em especial de pombos... Depois de gritar de medo na frente de toda a sala, as coisas ficaram ainda piores... A única esperança era a irmã gêmea, Valentina Valente. Nascida com os genes da absoluta coragem, ela encoraja Fred, dizendo que aquilo não era covardia, só “um medinho besta”. Disposta a ajudá-lo, Valentina elabora um programa para ensinar o irmão como se tornar ainda mais corajoso que Tata Valente, conhecido como o mais valente dentre os Valente, personagem das histórias de valentia que cada criança Valente escuta desde a primeira refeição. Escrito cuidadosamente, recheado de cenas de ação, enigmas matemáticos e referências históricas e literárias, O Sorriso do Leão é um livro cativante, daqueles que se lê prazerosamente, com o desejo de que a narrativa nunca termine.
Gostaram das indicações? Aproveite o mês das crianças e conheça nosso acervo! Quer saber mais? Clique no botão e converse com a gente.